segunda-feira, 20 de junho de 2011

5a Formação Continuada de Professores em Beberibe (CE)



No dia 1o de junho estive em Beberibe para vivenciar a 5a formação continuada e professores em Beberibe, junto aos coordenadores. O tema da formação foi a Leitura na Matemática. Aprender a ler para aprender Matemática é um desafio para os professores no Projeto Lendo Você Fica Sabendo. Mas ler em Matemática é um desafio maior - do ponto de vista cognitivo há outro código a dominar.

"Em qualquer área do conhecimento, a leitura deve possibilitar a compreensão de diferentes linguagens, de modo que os alunos adquiram uma certa autonomia no processo de aprender. Em uma situação de aprendizagem significativa, a leitura é reflexi¬va e exige que o leitor se posicione diante de novas informações, buscando, a partir da leitura, novas compreensões." (Smole & Diniz)

Niver do André


Hoje é o aniversário do irmão André.

Meu irmão, feliz aniversário. Parabens pelo caminho que tem percorrido no trabalho, na construção de sua familia, nas conquistas e sucessos.

Desejo que mais caminhos sejam traçados, com muito sucesso, amor e fortalecimento espiritual.

Felicidades, hoje e sempre. Bjs

Artur faz um mês....


"Por enquanto sou pequeno,
muita coisa eu nao sei.

Eu so sei que estou gostando
deste mundo onde cheguei.
Nao me apressem por favor,
sei que ainda nao cresci.
Mas vejam que estou tentando,
me esperem que eu chego ai."

Pedro Bandeira

Formação Continuada de Professores de Matemática


No ultimo dia 15 de junho, estivemos em Hidrolândia (CE), para finalizar os trabalhos do semestre, com os professores de Matemática do 5a ano. Nessa formação trabalhamos recursos do material concreto e resolução de problemas. Acreditamos que o papel que o professor desempenha na aprendizagem dessa disciplina, e a metodologia de ensino por ele empregada é determinante para o comportamento dos alunos. Dessa formar, a formação e o acompanhamento mensal desses professores é de fundamental importância para os alcançar os indices de proficiência em Matemática.

Eveline... um banho de alegria!


Na sua estréia de coordenação, minha amiga fez uma acolhida carinhosa, valorizando os momentos que as formadoras passam longe de casa, compartilhando sentimentos, trabalho, amizade. E por que não ser tão "luxos"? Confiram as ladys: a cara da coordenadora. Boa sorte Evê!